Make your own free website on Tripod.com
 
fogoroxo.gif (16956 bytes)
torch.gif (1394 bytes)
maria_g.jpg (25398 bytes)

DECLARAÇÃO DE ÉTICA GLOBAL

Assinado por mais de 125 líderes e representantes de 17 diferentes tradições religiosas, durante o encerramento do Parlamento das Religiões do Mundo, em agosto de 1993, em Chicago.

Nós declaramos:

Somos interdependentes. Cada um de nós depende do bem-estar do todo e, assim, sentimos respeito pela comunidade dos seres vivos, pelas pessoas, pelos animais e plantas e pela preservação da Terra, do ar, da água e do solo.

Assumimos a responsabilidade individual por tudo o que fazemos. Todas as nossas decisões, ações e omissão de ações tem conseqüências.

Devemos tratar os outros como gostaríamos que os outros nos tratassem. Assumimos o compromisso de respeitar a vida e a dignidade, a individualidade e a diversidade, para que cada pessoa, sem exceção, seja tratada humanamente.

Devemos saber perdoar, aprendendo com o passado, sem jamais nos tornarmos escravos de lembranças odiosas. Abrindo nossos corações aos outros, devemos eliminar nossas pequenas diferenças em prol da causa da comunidade mundial, pondo em prática uma cultura de solidariedade e de relacionamento harmônico.

Consideramos a humanidade nossa família. Devemos nos esforçar por ser bons e generosos. Não devemos viver somente em função de nós mesmos, mas também para servir a outros, nunca nos esquecendo das crianças, dos idosos, dos pobres, dos que sofrem, dos incapazes, dos refugiados e dos que vivem na solidão.

Ninguém deve jamais ser considerado ou tratado como cidadão de segunda categoria, ou explorado de nenhuma forma. Não devemos cometer nenhum tipo de imoralidade sexual. Devemos deixar para trás qualquer forma de dominação ou abuso.

Assumimos o compromisso com uma cultura de nao-violência, respeito, justiça e paz. Não praticaremos opressão, ofensa, tortura, nem mataremos outros seres humanos, abandonando a violência como meio de resolver diferenças.

Devemos nos empenhar por uma ordem socioeconômica justa, na qual todos tenham oportunidade igual para atingir o potencial máximo do ser humano. Devemos falar e agir com veracidade e compaixão, tratando a todos com equidade, evitando preconceitos e ódios. Não devemos roubar. Devemos nos colocar acima da cobiça por poder, prestígio, dinheiro e consumo, a fim de criarmos um mundo justo e pacífico.

A Terra não poderá ser mudada para melhor sem que se mude antes a consciência dos indivíduos. Comprometemo-nos a expandir nossa consciência disciplinando nossas mentes por meio da meditação, da oração e pelo pensamento positivo.

Sem riscos e sem disposição ao sacrifício não haverá mudanças fundamentais em nossa situação. Comprometemo-nos, portanto, com essa ética global; comprometemo-nos a compreensão do outro, a adotar modos de vida socialmente benéficos, geradores de paz e que estejam em harmonia com a natureza.

Convidamos todas as pessoas, religiosas ou não, a fazer o mesmo.

home.gif (1068 bytes)

 
fogoroxo.gif (16956 bytes)
torch.gif (1394 bytes)